Casa Tuga

Versão Alpha do Windows 7 bate Vista e Xp em testes

Posted on: 19 Dezembro 2008


O próprio Ballmer , CEO da Microsoft, já tinha dito que o Windows 7 é "o Vista, mas muito melhor". Então, eis que a versão Alpha do novo sistema operacional já é capaz de vencer o Vista (com ou sem o SP1) em testes de velocidade, ao contrário de resultados anteriores, que davam empate técnico. O vencedor também deixou o XP para trás. (Tenha em conta que as versões alphas não estão optimizadas ok ?)
Foram realizados quatro testes diferentes, e o Win 7 (build 6956) venceu três deles, quase levando também o quarto. O interessante é que o Vista com SP1 perdeu todas as medições (e eu ainda tinha esperanças de que ele fosse mais rápido que o original, como andaram espalhando aí)…
Os testes foram feitos numa máquina com placa-mãe Asus M3A32-MVP Deluxe, processador Phenom 9700 quad-core, 2 GB de memória Corsair Dominator CM2x1024-8500C5D, placa de vídeo ATI Radeon 3850 (com 256 MB de RAM) e 2 HDs Western Digital: um Raptor 10.000 RPM de 150 GB e um secundário Caviar 7.200 RPM de 500 GB. Todos os testes foram feitos nos sistemas completamente atualizados pelo Windows Update, sem optimizações (excepto a desfragmentação dos discos). Vejamos os surpreendentes resultados.

O Teste 1 (Tempo de Boot) simplesmente cronometrou o tempo necessário para a inicialização de cada sistema. Vejamos o gráfico:

clip_image002

No Teste 2 (Teste de performance Passmark) foi utilizado o programa PassMark PerformanceTest 6, que mede aspectos como operações matemáticas, encriptação, SSE, 3DNow!, testes gráficos 2D e 3D, performance de disco, testes de memória e de velocidade do drive de DVD. Os resultados de cada teste são combinados numa pontuação final:

clip_image004

O Teste 3 (PCMark Vantage) é o resultado do programa PCMark, que faz testes de performance baseados na execução de tarefas comuns como ver e editar fotos, ouvir música, assistir a vídeos, jogar, navegar na internet e se comunicar, editar documentos e software de segurança (antivírus, por exemplo). Neste teste o XP não participou (Porque será?):

clip_image006

O Teste 4 (Cinebench R10) analisa a performance da máquina na pesada actividade de editar animações, baseado no programa CINEMA 4D, que é muito utilizado por estúdios no mundo inteiro. Nesta medição, o Win 7 perdeu para a versão original do Vista (sem SP1), mas foi um resultado apertado. A tendência é que as próximas versões do Win 7 superem o antecessor. Vejamos:

clip_image008

A conclusão é simples. Parece que a Microsoft vai cumprir a promessa de entregar um sistema mais inteligente que o Vista (na minha opinião, exactamente o que o Vista deveria ter sido), capaz de rodar melhor que o antecessor em qualquer máquina. Mal posso esperar pelo lançamento.

1 Response to "Versão Alpha do Windows 7 bate Vista e Xp em testes"

Ainda bem!!!🙂

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: