Casa Tuga

Barack Obama Promete fechar Prisão de Guantanamo

Posted on: 19 Novembro 2008


Durante uma entrevista a um canal televisivo, Barack Obama, o futuro novo presidente, respondeu afirmativamente á resposta do jornalista quando lhe perguntou se ia fechar o centro de detenção de Guantano Bay (Na Cuba), onde são praticadas pelos militares torturas arrepiantes a suspeitos de terrorismo.

Para quem perceber inglês, aqui tem um excerto da entrevista:

Aberto desde 2002, numa base naval norte-americana no sudeste de Cuba, o centro de detenção retém actualmente 255 dos cerca de 800 prisioneiros que já por lá passaram.

Contra todos os princípios da justiça norte-americana, estes homens são detidos por um período ilimitado sem que seja apresentada qualquer acusação contra eles.

Simplesmente considerados como “combatentes inimigos” por um tribunal militar, os detidos dispõem apenas desde Junho de uma possibilidade de recurso a um tribunal federal.

O encerramento de Guantanamo e o fim da tortura, acrescentou Obama, “fazem parte de um esforço para permitir à América reencontrar o seu caminho no plano moral“.

Fechar a prisão de Guantanamo anuncia-se uma tarefa das mais delicadas para o novo presidente, que deverá encontrar uma solução para estes prisioneiros qualificados como os “piores terroristas” pela administração cessante e que ninguém, nos Estados Unidos ou no estrangeiro, está disposto a acolher.

Duas dezenas de prisioneiros estão actualmente acusados, entre os quais cinco homens suspeitos ter organizado os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Ao todo, o Pentágono tenciona levar a julgamento entre 60 a 80 prisioneiros por “crimes de guerra”.

Os tribunais de excepção existentes, muito criticados pelo pouco respeito pelos direitos da defesa, também não devem sobreviver à eleição de Obama.

Fonte:RTP

Na minha opinião a prisão devia continuar em funcionamento, mas pode ser que assim as relações com o médio oriente melhorem….

E tu, achas que devia fechar ou continuar em funcionamento ?

3 Respostas to "Barack Obama Promete fechar Prisão de Guantanamo"

Uma decisão mais que inteligente. Se cumprir o prometido, começara muito bem. Torço pra que isso aconteça.

Abraços

Claro que devia fechar.
Os prisioneiros que lá estão tem o direito a um julgamento imparcial e justo (o que dificilmente acontecerá!).
Esta prisão existe simplesmente para os EUA poderem fazer com eles o que quiserem, já que se encontra fora do território americano, apesar de para outras situações se aplicar a lei americana!

Hipocrisias!

Abraço!

Duvido muito que isso de fato aconteça.Um país que é a grande potência mundial,abrir mão de um pedaçinho de terra? Todo pouco pedaço de terra é muito aos olhos de um país capitalista.Se fecharem Guantánamo quem vai acolher os presos?Certamente serão mortos aqui fora.Lógico que a melhor solução não seria deixá-los lá,mas pessoas intituladas ‘combatentes inimigos’ teriam alguma chance de viver em sociedade?Teriam o apoio para recomeçarem as suas vidas e retomarem suas rotinas?Desculpe Senhor Presidente dos Estados Unidos, mas a situação é bem feia,e mereçe muito bom-senso para tomar alguma decisão cabível para ambas as partes,e para o resto do mundo que não aguenta mais ouvir falar em Direitos Humanos (envergonhosamente desrespeitados por essa super potência).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: