Casa Tuga

Obama Eleito Primeiro Presidente Negro

Posted on: 5 Novembro 2008


Barack Obama Presidente USA

Barack Obama venceu a nação sendo eleito o primeiro presidente negro, terça-feira à noite, num colégio eleitoral e superou as enormes barreiras raciais tão antigas como a própria América.

Filho de um pai negro do Quénia e uma mãe branca do Kansas, o senador democrata de Illinois selou o seu triunfo derrotando John Mccain nos estados Ohio, Flórida, Virgínia e Iwowa.

Uma grande multidão no Grant Park, na cidade natal de Obama, eclodiu em júbilo com a notícia da sua vitória, algumas pessoas inclusive choraram.

Obama e o seu vice-presidente vão ler os juramentos de mandato como Presidente e Vice-presidente a 20 e Janeiro de 2009.

Tal como o 44 º presidente, Obama passara para o Gabinete Oval como líder de um país que está quase certo em recessão, duas longas guerras e combates, um no Iraque, o outro no Afeganistão.

O voto popular era perto, mas não a contagem no Colégio Eleitoral, onde se importava mais.

Obama já afirmou que o seu primeiro despacho presidencial a abordar será sobre a economia. Comprometeu-se também a retirar os combatentes norte americanos num prazo de 16 meses do Iraque.

Um inquérito feito aos eleitores locais, terça-feira, mostrou que a Economia foi, de longe, o maior problema no Dia de Eleições. Seis a cada 10 leitores disseram isso, e nenhum dos restantes problemas como a energia, o Iraque, o terrorismo e os cuidados de saúde. Que foram apenas referenciados por 1 a cada 10 eleitores.

Apoiantes Democratas

“Que Deus abençoe a quem vencer esta noite,” Disse o presidente Bush aos hóspedes durante um jantar na Casa Branca, onde o seu mandato expira em 20 de Janeiro.

Os líderes do Congresso Democrático celebraram em Washington.

“Não é um mandato de um partido ou ideologia, mas sim um mandato para a mudança”, disse o líder Maioria do Senado Harry Reid de Nevada.

Speaker afirmou Nancy Pelosi da Califórnia: “Hoje o povo norte-americano apelou para ter uma nova direcção. Eles apelaram à mudança na América”.

Pouco depois de 11 horas, no Oriente, a Associated Press  mostrou Obama com 338 votos eleitorais, bem acima dos 270 necessários para a vitória. McCain tinha 127 após vencer os Estados que compunham a base do normal republicano.

A nível nacional, o voto popular foi notavelmente perto. 58 Por cento da nação mostrou Obama com 51 por cento e McCain com 47,9.

As entrevistas com os eleitores sugeriu que quase seis em cada 10 mulheres estavam apoiando Obama nível nacional, enquanto que os homens ficaram relativamente divididos entre os dois candidatos. Pouco mais de metade dos brancos apoiaram McCain, o que lhe dá uma pequena vantagem sobre o grupo que Bush ganhou esmagadoramente em 2004.

Os resultados da AP foram baseados num levantamento preliminar parcial com uma amostra de cerca de 10.000 eleitores em eleições e no dia das sondagens, entrevistas telefónicas durante a última semana para os primeiros eleitores.

Um número estimado em 187 milhões de eleitores foram registados, e em uma indicação de interesse na batalha pela Casa Branca, 40 milhões e tal como já tinha votado Dia de eleição ocorreu.

Obama procurou eleição como uma das mais jovens presidentes, e um dos menos experientes nos assuntos políticos nacionais.

McCain, um prisioneiro de guerra no Vietnã, uma geração mais velha do que seu rival em 72, estava fazendo sua segunda tentativa para a Casa Branca, após sua derrota na batalha pela nomeação do Grupo em 2000.

John Mccain

Obama venceu Colorado, Nevada, Califórnia, Havaí, Oregon, Washington, Flórida, Virgínia, Novo México, Iowa, Ohio, Wisconsin, Michigan, Nova Iorque, Rhode Island, Minnesota, Pensilvânia, New Hampshire, Vermont, Connecticut, Delaware, Illinois, Maine, Massachusetts, Maryland e Nova Jersey, bem como o Distrito de Colúmbia.

McCain teve Nebraska, Idaho, Mississippi, Texas, Virgínia Ocidental, Utah, Arkansas, Kansas, Kentucky, Tennessee, Oklahoma, Wyoming, Alabama, Carolina do Sul, Louisiana, Dakota do Sul e Dakota do Norte.

 

 

         

Fonte : LasVegas Sun

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: