Casa Tuga

Reduções no preço da gasolina mínimos

Posted on: 18 Setembro 2008


Durante os últimos três meses, as cotaçõeos do petróleo nos mercados internacionais desceu quase 40%, porque raio o o preço da gasolina caiu apenas dez vezes ?

Preço petroleo mercados internacionais

O comissário Europeu da Energia já veio falar ao público, sobre Portugal, dizendo que a Autoridade da Concorrência tem de acompanhar melhor o mercado portugues dos combustíveis, para ser feita a confirmação da não existencia de praticas de cartelização entre as gasolineiras.

A Galp, detentora de todo o mercado português de refinação do petróleo, já disse que não tem o poder de definir os preços dos combustíveis(Pois, Claro!). De seguida diz o Ministro da Economia  a pedir que as descidas sejam mais rápidas, o que embora me deixe alegre, está-se mesmo o que as as gasolineiras vão fazer. Vem também a Associasão das Petroliferas avisar que não haverá descidas para breve, o que parente a descida acentuada do capitalistapetróleo no panorama internacional, dá vontade de bater em alguem😛. Para não faltar ninguem á festa, vêm também os revendedores bater á porta da Autoridade da Concorrência, o que agora não resultará em nada, já que esta validou todos os argumentos dos capitalistas donos das gasolineiras. Isto a 3  de Junho. Até agora já se passou muita coisa sem ser feita qualquer medida.

É verdade que existe factores que atenuam os efeitos em Portugal, tal como a descida do petróleo em euros foi menos do que em dólares. E há também uma componente fixa de imposto que dilui a descida do preço antes de impostos. Finalmente: a Galp diz que interessam mais as cotações internacionais das gasolinas do que o preço do petróleo.

Seja  qual for a fórmula de cálculo usada para determinar o preço dos combustíveis, a descida é sempre mínima. Desde 4 de Julho, o petróleo caiu 31% nas cotações europeias, as cotações internacionais do gasóleo e da gasolina desceram respectivamente 23% e 13%. Em média, o preço médio na bomba de gasolina em Portugal diminui (apenas) 8% no gasóleo e 4% nas gasolinas.

Pode ser um balde de água fria mas estas contas nivelam a discussão: os preços dos combustíveis descem menos, mas não dez vezes menos. O primeiro parágrafo pode assim ser refeito:

“Se nos últimos três meses a cotação do petróleo internacional do gasóleo desceu quase 40% 23% em euros, por que é que o preço de venda da gasolina antes de impostos em Portugal caiu quase dez vezes 30% menos?”

As gasolineiras merecem estar debaixo de crivo atento e diário. E, como aqui já se contestou, o relatório da Autoridade da Concorrência legitima, sem espírito crítico, tudo o que a Galp alguma vez ousou pensar. Mas, para avaliar a empresa, há dois tipos de julgamento: o do tribunal popular, onde se lê o primeiro parágrafo deste texto; ou o tribunal informado, onde se invoca o último parágrafo. A escolha sobre qual a sala de audiências em que prefere estar é inteiramente sua.

Tabela cotações petróleo gasoleo Portugal

Vamos continuar a ser roubados á força toda por esta cambada de capitalistas ou vamos boicotar as gasolineiras ?? Interessado ? Le este brilhante método escrito por Danny_X no fórum do Boicote Nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: