Casa Tuga

Obama supera McCain pela primeira vez

Posted on: 20 Junho 2008


As sondagens colocam o candidato republicano John McCain em desvantagem face ao adversário democrata Barack Obama em três estados cruciais: Pensilvânia, Ohio e Florida. (Visite no final do texto o link para a entrevista do Expresso ao embaixador dos EUA)

Pela primeira vez, o candidato democrata às presidenciais norte-americanas, Barack Obama, está à frente do seu rival democrata republicano, John McCain, em três Estados cruciais para a eleição de Novembro, segundo uma nova sondagem divulgada hoje.

 

barak-obama             who-is-john-mccain

Obama ultrapassa McCain na Pensilvânia (52 por cento contra 40 por cento), no Ohio (48 por cento contra 42 por cento) e na Florida (47 por cento contra 43 por cento), segundo a sondagem da Universidade de Quinnipiac. Estes três Estados são cruciais para a vitória em Novembro de um ou outro candidato.
A sondagem realizada pela Universidade de Quinnipiac revela também que os eleitores independentes se opõem a que Obama convide a sua antiga adversária democrata, Hillary Clinton, para a vice-presidência.

No plano nacional, Obama tem 47 por cento das intenções de voto contra 42 por cento para McCain, segundo uma outra sondagem divulgada por Zogby, com um avanço de 22 pontos para o senador do Illinois entre os eleitores independentes.
Nestes três Estados que podem virar (Pensilvânia, Ohio, Florida), Obama ultrapassa McCain junto das eleitoras, com 10 a 23 por cento de avanço, mas entre os eleitores masculinos, os dois adversários obtêm resultados demasiado próximos para serem explorados, explica um responsável do Instituto de sondagem da universidade, Peter Brown.
“Finalmente, a saída da corrida da senadora estimulou (a candidatura) do senador Barack Obama,” assinala. Clinton bateu Obama nas primárias democratas organizadas nestes três Estados. A senadora de Nova Iorque ultrapassava o seu rival entre os eleitores da classe operária no Ohio e na Pensilvânia.
A sondagem de Quinnipiac mostra que, embora a maioria dos democratas apoie Obama-Clinton para a Casa Branca, os eleitores independentes dos três Estados opõem-se à candidatura da ex-primeira dama como vice-presidente.
“Se o senador Obama encara seriamente convidar a senadora Clinton para a vice-presidência, estes resultados deviam levá-lo a reconsiderar” esta opção, acrescenta.
A sondagem revela também que um em cada cinco eleitores considera a idade do senador McCain como um obstáculo. O candidato republicano, que completa 72 anos em Janeiro, seria o mais velho presidente jamais eleito para um primeiro mandato.
“Mas, de forma surpreendente, não consideram a raça de Obama como um factor (importante), o que significa que os norte-americanos estão menos preocupados com o factor racial ou que não querem admitir que isso seja um problema “, observa Brown.
A economia é o assunto de preocupação principal em cada um dos três Estados. É na Florida, aliás, que o presidente George W. Bush obtém mais opiniões favoráveis (27 por cento).

Dollar

Obama recolhe os votos de 13 por cento dos eleitores de Bush em 2004 na Florida e no Ohio e 19 por cento na Pensilvânia. Já McCain pode ficar com 24 por cento dos votos de Clinton e praticamente a mesma percentagem no Ohio e na Florida, segundo a sondagem de Quinnipiac.

 

Fonte:Expresso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: