Casa Tuga

Queres ser astronauta?

Posted on: 15 Abril 2008


A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou uma campanha para recrutamento de quatro astronautas a que poderão concorrer jovens portugueses dispostos a participar em futuras missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS) e “mais além”.

O anúncio não surgirá na imprensa, já que a campanha será feira através da Internet e de uma série de eventos promocionais nos 17 países membros da ESA.

“Não procuramos super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa”, explica Jean Coisne, do gabinete de comunicação do Centro Europeu de Astronautas da ESA.

Os quatro escolhidos irão juntar-se aos oito que actualmente integram o Corpo de Astronautas da ESA.

Mas para entrar nesta reduzida elite, os candidatos deverão superar um rigoroso processo de selecção que terá início a 19 de Maio.

A candidatura será feita pela Internet (www.esa.int/astronautselection) e terá de ser acompanhada de uma certificação médica idêntica à requerida aos pilotos da aviação comercial.

A ESA procura jovens com estudos científicos, médicos ou de pilotagem, com dois anos de experiência profissional e muita curiosidade pelo espaço.

Os candidatos terão de enfrentar vários patamares de selecção, com testes de aptidão profissional e psicológica que incluirão exames de avaliação da capacidade cognitiva, seguidos de testes clínicos por peritos em medicina aeronáutica, testes de laboratório e de processos espaciais.

Só os que passarem estes crivos poderão ser considerados membros “potenciais” do pessoal da ESA, com condições para serem submetidos à comissão de exame das candidaturas.

Essa será a última barreira na corrida para a sua nomeação oficial, prevista para o princípio de 2009, que lhes abrirá a porta do centro de formação da ESA em Colónia, na Alemanha, onde se converterão em verdadeiros astronautas.

A instalação do laboratório científico europeu Columbus na ISS e o êxito da primeira viagem do ATV (veículo de transporte automatizado) Júlio Verne relançaram os trabalhos da ESA na estação orbital, para onde intensificará nos próximos meses o envio de astronautas europeus.

“É necessária uma nova geração de exploradores para seguir os passos de Cristóvão Colombo e rumar em direcção a novos mundos”, disse Daniel Sacotte, director de Voos Espaciais Tripulados, Microgravidade e Exploração da ESA.

“Por isso muito me apraz que no princípio de 2009 um novo grupo de jovens e mulheres aceda ao Corpo de Astronautas Europeu para empreender missões à ISS e mais além”, frisou.

Portugal é membro de pleno direito da ESA desde 14 de Novembro de 2000.

 

imagens satelite astronautas

Aí está uma oportunidade de carreira!

E quem é que não quis, em criança, ser astronauta?! -D

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: