Casa Tuga

China vai controlar o clima

Posted on: 1 Abril 2008


O Governo chinês está a planear recorrer a tecnologias para evitar que a chuva prejudique a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Verão, que se realizará em Agosto na cidade de Pequim.

De acordo com o portal VNUNet as autoridades chinesas têm à disposição um supercomputador da IBM, o p575, cuja tarefa é monitorizar e criar relatórios com a previsão do estado do tempo numa área de 44 mil quilómetros quadrados em redor de Pequim.

Caso seja detectado algum sinal de nuvens o Governo tem uma frota de 30 aviões equipados com produtos químicos para precipitar a queda de chuva.

O objectivo desta medida, de acordo com o Gabinete da Alteração Meteorológica, é evitar que chova no Estádio Olímpico de Pequim, uma infra-estrutura descoberta, e afaste os espectadores.

Sobre os produtos utilizados o responsável pelo Gabinete, Zhang Qian, refere que se trata de «um anticongelante baseado em nitrogénio líquido que aumenta o número de gotas ao mesmo tempo que diminui o seu tamanho médio».

«Como resultado, gotas de chuva mais pequenas são mais prováveis de cair, e a precipitação pode ser reduzida», sublinha.

A China gosta mesmo de ter tudo debaixo de controle. Tipo o Tibete… E o clima, claro!

😦

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: