Casa Tuga

Greenpeace chega a Portugal

Posted on: 18 Março 2008


A Greenpeace lança hoje um escritório virtual em Portugal. A organização ambientalista Internacional decidiu responder aos pedidos e inscrições de 7000 portugueses através da criação de uma presença constante no país. A primeira campanha é em defesa dos oceanos.

A partir de hoje, os portugueses já podem envolver-se mais directamente com a Greenpeace através do sítio http://www.greenpeace.pt. Desde Novembro do ano passado que a Greenpeace Internacional, com a ajuda de uma fundação, tem uma equipa dedicada a Portugal. Para o arranque das actividades, já está disponível um portal em português que incluí páginas sobre a instituição, informação nacional e internacional, vídeos e imagens, mailing list, newsletter, ciber acções e um espaço reservado à imprensa.

Esta entrada em Portugal foi pedida pelos ciber activistas portugueses registados nas newsletters e nos blogs da organização. Actualmente, a Greenpeace conta com mais de 7000 portugueses inscritos: “Portugal tem sido desde o início da Greenpeace uma fonte de activismo para a organização. Os sócios portugueses da Greenpeace Internacional têm feito contribuições assinaláveis tanto ao nível financeiro como na conquista de vitórias para o ambiente“, sublinha Gerd Leipold, director executivo da Greenpeace Internacional. “A Greenpeace é uma organização moderna e nós sabemos que é importante que as pessoas estejam envolvidas. O lançamento do escritório virtual e da presença em Portugal é um novo e excitante projecto para a Greenpeace e para os sócios portugueses. Mal posso esperar pelo momento de ver os portugueses a fazer campanha em Portugal em defesa dos oceanos”, acrescenta.

O campanha que a Greenpeace Portugal está a realizar no terreno, tem um enfoque na comercialização de produtos da pesca. Segundo a FAO, cerca de 77% dos stocks de peixe estão explorados ou sobre explorados. Este projecto enquadra-se na campanha internacional que visa estabelecer uma rede global de reservas marinhas e de recuperar os oceanos para um cenário de abundância e saúde. “Os portugueses sempre estiveram ligados ao mar. Nós fomos os exploradores dos oceanos para chegar a terras e continentes. Com esta campanha, a Greenpeace convida os portugueses para que ajudem a encontrar soluções para as ameaças e para a destruição dos nossos oceanos”, explica Evandro Oliveira, porta-voz da Greenpeace em Portugal. A Greenpeace é uma organização que faz acções directas não violentas para denunciar ameaças ao meio ambiente e que propõe soluções. “O consumidor português é o que consome mais quantidade de peixe per capita na Europa. Por isso Portugal é um parceiro importante nesta questão e há necessidade de que os produtos ilegais e insustentáveis desapareçam do mercado. O peixe é parte da cultura portuguesa e a Greenpeace quer que ele continua a existir para os nossos filhos e para os pescadores locais que dependem deste recurso para sobreviver”, refere Paloma Colmenarejo, Responsável pela Campanha de peixe sustentável da Greenpeace Portugal . Apesar da Greenpeace em Portugal ter um enfoque nos oceanos, os activistas vão entrar em acção no âmbito de campanhas internacionais noutras áreas, sempre que se justifique, à semelhança do que aconteceu em Lisboa em Dezembro de 2007.

Há cerca de dois meses que os voluntários portugueses estão a fazer pesquisa em 16 cadeias de supermercados em Portugal para recolher dados sobre o peixe disponível. Antes de entrar em acção, os ambientalistas querem conhecer a rota dos produtos do mar. Além desta pesquisa, uma equipa de cientistas e investigadores que estão a preparar estudos que servirão de suporte à campanha e às acções que a Greenpeace vai desenvolver em Portugal.

— Greenpeace Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: