Casa Tuga

Microsoft Silverlight

Posted on: 28 Agosto 2007


Microsoft Silverlight é a mais nova tecnologia para navegadores e plugins da nova geração. Desenvolvido para competir com o todo-poderoso Flash, da Adobe, Silverlight oferece uma nova experiência para aplicativos ricos e interativos na internet.

Através deste plugin é possível visualizar animações, vídeos e aplicativos produzidos nesta plataforma, a qual tem como proposta arrebatar grande percentual de usuários da internet, tornando-se indispensável para visualização de vídeos e websites, assim como é o Flash atualmente.

Esteja preparado para o futuro

As notícias também são boas para os desenvolvedores, visto que a inovação suporta diversas linguagens de programação, incluindo AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic. Além disso, o Silverlight se integra a outras aplicações web. Portanto, é de se esperar que existam utilidades interessantes no futuro.

Se você ainda não acessou nenhum site que exija tal tecnologia, não se surpreenda, pois Silverlight é novo e ainda está em fase de testes. Porém, gigantes do entretenimento como a Twentieth Century Fox já estão testando trailers de filmes nesta tecnologia.

O maior destaque fica por conta da transmissão de vídeos, que utiliza o codec VC-1 para fornecer uma transferência de dados com maior qualidade e ainda a possibilidade de trabalhar com resoluções em Full HD (1080p). Vale ressaltar o uso da aceleração de hardware 3D, também presente para acirrar a corrida pela tecnologia que dominará o mercado.

Veja agora algumas das características de Silverlight:

Oferece uma experiência ampla na incorporação de vídeos, animações e interfaces interativas.
É pequeno e de fácil instalação, possuindo menos de 2 MegaBytes.
Pode criar e trabalhar com gráficos vetorizados, assim como textos, animações e sobreposições que interagem com gráficos e efeitos de alta qualidade.
Os desenvolvedores podem criar aplicativos programando em diversas linguagens, dentre elas: AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic.
Foi produzido para funcionar em plataforma-cruzada. Em outras palavras, foi projetado para trabalhar em diversas arquiteturas e sistemas operacionais.

Transmissão de áudio e vídeo

A tecnologia Silverlight foi empregada para gerar novas soluções de transmissão com alta qualidade, possibilitando alcançar patamares nunca conquistados. Para isso, é possível usar o Microsoft Expression Media Encoder e outros ambientes de edição. Ótimo para que webdesigners possam ter controle completo sobre suas aplicações.

Entre as principais características de transmissão estão: suporte a biblioteca API, possibilidade de usar ferramentas da Microsoft ou de terceiros, trabalhar com qualidade de streaming maior que a de DVDs e também permissão para hospedar arquivos de vídeo/áudio maiores que 4 GigaBytes.

Conhecendo a tecnologia:

Após baixar o plugin, acesse o seguinte site: Clique Aqui e veja os trailers de filmes através da tecnologia Silverlight — são ao todo 4 filmes que estão para serem lançados no cinema pela Fox. Também é possível brincar com alguns aplicativos, tocando piano, tatuando braços e muito mais. Basta acessar o site de demonstrações de ferramentas e aplicações.

Nossa Opinião

A guerra começou! Após anos de hegemonia, a tecnologia Flash da Adobe — presente em 98% dos computadores que acessam a internet — pela primeira vez encontrou um concorrente de peso: o Silverlight da Microsoft. Para retrucar, a Adobe planeja lançar o Adobe Media Player e o Adobe Apollo, contudo a MS saiu na frente ao liberar a versão de testes do seu produto.

Ao assistir aos trailers disponibilizados pela Fox, são notáveis o bom desempenho e qualidade de transmissão de vídeo do Silverlight, com uma resolução de imagem que deixa qualquer um de queixo caído. O melhor de tudo é que o carregamento é muito rápido, com pouco buffer. Os aplicativos também são interessantes e prometem fazer sucesso. Brincando com alguns deles é possível concluir que Silverlight veio para brigar de frente com o Flash. Não é para menos, uma vez que a Microsoft gastou praticamente 100 milhões de dólares para desenvolver a nova tecnologia.

No entanto, a Adobe não vai deixar barato e em breve deve mostrar as cartas na manga ao público. Enfim, apesar da batalha estar decretada, conhecer e explorar uma nova tecnologia é ótimo para o usuário, pois o combate entre as duas gigantes deve acelerar o desenvolvimento de revoluções no mundo multimídia da internet.



Download Directo
Download por Torrent

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: